5 erros na hora de desenvolver um aplicativo

?????e

Vivemos um momento em que os aplicativos representam grande parte da utilização de vários tipos de dispositivos, desde smartphones e tablets até aparelhos de TV e smartwatches. Muitas pessoas têm uma excelente ideia que poderia se transformar em um maravilhoso app, mas o desenvolvimento é complexo e exige habilidades específicas.

Mesmo empresas e iniciativas como startups acabam cometendo alguns deslizes na tentativa de concretizar uma ideia, por vários motivos. Pensando em facilitar a realização desses projetos, vamos listar aqui 5 erros comuns no desenvolvimento de aplicativos, para você saber onde pode errar, e ter menos obstáculos e lançar seu produto com sucesso e visibilidade:

Falta de planejamento

Parece óbvio — e é. Mas muitas vezes, levados pela excitação da ideia, somos tentados a iniciar o desenvolvimento de um produto sem o planejamento adequado. E planejamento não só do aplicativo propriamente dito, pois normalmente ele precisa ser acompanhado por um plano de negócios, para garantir a viabilidade e, eventualmente, a lucratividade do projeto.

Invista tempo e esforços no planejamento, e se livrará de vários outros problemas que podem vir a atrapalhar o desenvolvimento. Pense na estrutura, nas parcerias e integrações, na publicação e divulgação do aplicativo. Conheça a política das lojas de aplicativos, elas vão influenciar diretamente no produto final. E não se esqueça de programar testes e programar margens de segurança nos prazos.

Linguagem de programação inadequada

Dependendo de cada projeto e suas especificidades, como a plataforma ou dispositivo em que vai funcionar, qual o perfil de uso, as integrações e as funcionalidades, uma linguagem de programação pode ser mais adequada do que outras.

Há plataformas que exigem determinados tipos de linguagem. Esta é uma escolha que deve ser feita ainda na etapa de planejamento, portanto, escolha de forma criteriosa, pois mudar isso depois pode representar a volta à estaca zero.

Problemas de usabilidade

Um aplicativo que roda sem problemas no hardware, rápido e com várias funcionalidades, pode acabar sendo nada atraente se a usabilidade é ruim. As telas touchscreens e os dispositivos móveis mudaram a forma com que as pessoas interagem com a informação. Tenha isso em mente e projete pensando no uso e no dispositivo em que seu aplicativo será usado.

Demora no desenvolvimento

Não aconselhamos partir para a correria e lançar logo o aplicativo, mas é fato: quanto mais você demora para publicar o seu trabalho, mais risco corre de outro ser colocado no mercado primeiro. Seu projeto pode até ser melhor, mas pode ser ofuscado por outro que o público adotou primeiro, ou que obteve adesão bastante para tirar você da jogada. Não perca tempo e mãos à obra.

A busca pela perfeição

Este erro está relacionado ao anterior, mas vai além. Não adianta, nenhum produto é perfeito. E o público já está pronto para receber o seu. Portanto, desenvolva um aplicativo que faça o básico, mas que faça bem feito. Lance o aplicativo. E depois, oportunamente, vá implementando melhorias e outras funcionalidades. Tenha em mente que menos é mais, e muitas vezes o usuário não quer um canivete suíço, mas algo para uma tarefa muito específica.

O aplicativo tem que funcionar, e pronto. Satisfaça as expectativas, e ele será tão perfeito quanto um aplicativo pode ser. Deixe sua opinião nos comentários abaixo, e não perca as próximas dicas sobre desenvolvimento de apps e startups. Aguardamos você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>