Por que usar um software desenvolvido especificamente para a minha empresa?

Desenvolvimento de sistema específico para a empresa

As características do mercado, o perfil dos concorrentes, as especificidades do produto: tudo isso é baseado em uma realidade que só a sua empresa possui. Então, por que logo o software que você usa na organização deve ser importado, sendo que foi pensado para outra realidade?

Esse é um grande erro que os empresários ainda cometem, achando que estão levando grande vantagem. Conseguem um bom preço no software, mas sem customização e com inúmeras carências que só um software desenvolvido especificamente para a sua empresa poderia suprir. Veja alguns motivos para adotar um projeto de desenvolvimento de software sob medida para o seu negócio:

Alta customização

Quando a empresa desenvolve seu próprio software, consegue dimensionar as suas prioridades e questões que deverão ser desenvolvidas em um segundo momento. Assim, é possível concentrar esforços no que é urgente, sem desconsiderar aquilo que será importante no futuro. Com um software próprio, consegue-se eliminar as configurações conhecidas como “perfumaria” nos programas-padrão, para investir no que é realmente usado e importante. A possibilidade de customização é muito maior, pois os sistemas são pensados considerando os problemas da empresa, e não em soluções generalistas.

Acesso à informação

Uma empresa contratada para desenvolver um software próprio consegue despender tempo e recursos para entender as necessidades do seu negócio. Ela tem tempo de conversar com gestores, conhecer os processos, entender a ansiedade da diretoria e desenvolver um programa que realmente será útil para aquela realidade.

Essa facilidade dificilmente será encontrada com a contratação de profissionais freelancers, que geralmente têm menos tempo e estrutura para se debruçarem sobre os problemas dos clientes. A segurança e as contrapartidas que uma empresa própria oferece são outras vantagens que contribuem para o sucesso e credibilidade do projeto. Ao final do desenvolvimento você poderá ter a certeza que o seu sistema só existe na sua empresa.

Envolvimento da equipe

Quando uma empresa decide desenvolver seu próprio software, todos os gerentes e chefes de equipe se mobilizam para identificar as melhores formas de deixar a sua área mais eficaz e rentável. Afinal, todos querem que o sistema consiga atender e ajudar nas necessidades de sua área, contribuindo para a geração de melhores resultados. É um momento de envolver as equipes e de esperar melhores soluções para o negócio como um todo.

Economia de recursos

Softwares externos, que são introduzidos na empresa como soluções paliativas, acabam gerando gastos muito maiores com adaptações no sistema ou até mesmo a aquisição de outros softwares complementares. Ao final, o que a empresa consegue formar é um emaranhado de sistemas desarticulados, que não têm “a cara” da empresa e não oferecem nenhum padrão para uso ou garantem a qualidade do atendimento. Aquilo que foi feito para economizar, no final das contas gera mais gastos e dor de cabeça.

Quando a instituição contrata uma empresa que vai assumir o desenvolvimento de seu software, ela está investindo em um negócio que vai garantir vantagens de longo prazo, com muito mais confiabilidade. Além do sistema, a empresa se compromete a treinar as equipes para fazer melhor uso do software, garante assistência técnica com profissionais capacitados e a segurança no cumprimento de contrato no que envolve prazos para execução do projeto e pagamentos.

E então, entendeu por que você deve investir em um software específico para a sua empresa? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão escreva para nós através dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>